como funciona o coaching?

No coração de qualquer relacionamento de coaching está a confiança. Coaching é a parceria com os clientes em um processo criativo e instigante que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional. Em uma série de reuniões individuais, realizadas por videoconferência, o coach trabalha com o cliente para identificar e focar em metas e superar barreiras ao crescimento e à mudança. Durante as sessões de coaching, o coach aplicará ferramentas e técnicas validadas cientificamente como instrumentos de reflexão e desenvolvimento. Entre as reuniões, lições de casa são atribuídas para ajudar o cliente a atingir as metas. As reuniões e check-ins são previamente acordadas entre o coach e o cliente, e costumam ocorrer semanalmente.

O QUE ESPERAR DO
COACHING EXECUTIVO?

  • Ganho de produtividade executiva
  • Melhorias dos pontos fortes organizacionais
  • Ganhos no atendimento ao cliente
  • Maior retenção de executivos
  • Relações aprimoradas entre colaboradores e supervisores
  • Melhorias no trabalho em equipe 
  • Maior satisfação profissional, o que gera engajamento e melhores entregas
  • Habilidades de liderança mais eficazes e maior autoconfiança
  • Maior grau de influência e melhores habilidades de negociação
  • Maior autoridade e credibilidade

Retorno sobre o Investimento (ROI)

Como mostram diferentes pesquisas, o coaching pode ter um retorno sobre o investimento (ROI) muito positivo. E as estatísticas de coaching mostram o quão poderoso o coaching pode ser:

99% das pessoas e empresas que contratam um coach estão “satisfeitas ou muito satisfeitas” e 96% dizem que repetiriam o processo (Fonte: Estudo Global de Clientes de Coaching da ICF).

86% das empresas que conseguiram calcular o retorno sobre o investimento disseram que pelo menos recuperaram o investimento inicial. 19% indicaram um ROI de 50x o investimento. 28% tiveram um ROI de 10 a 49 vezes o investimento. O ROI médio é 7x o investimento. Quem obtém um ganho financeiro com o coaching pode esperar, em média, 3,44 vezes o valor gasto. (Fonte: Estudo Global de Coaching da ICF).

A pesquisa Maximizando o Impacto do Coaching Executivo, (The Manchester Review, 2001, Volume 6, Número 1, Joy McGovern, et.al.) mostrou que o investimento de uma empresa em Coaching Executivo obteve um ROI médio de quase 6 vezes o custo do coaching.

51% das empresas com uma forte cultura de coaching relatam receitas mais altas do que seu grupo de pares da indústria (Fonte: Instituto de Capital Humano).

O Briefing Executivo: Estudo de Caso sobre o ROI do Coaching Executivo, Merrill C. Anderson, Ph.D., MetrixGlobal, LLC, concluiu que o Coaching Executivo produziu um ROI de 788%. O estudo observou que, excluindo os benefícios da retenção de funcionários, foi produzido um ROI de 529%.

Vamos começar?

COMO FUNCIONA
NA PRÁTICA?

Semana 1
Reunião de descoberta e contratação. Encontro para discutir as metas e objetivos do programa de coaching, estabelecer um cronograma e assinar o contrato.
1
Semanas 2 a 8
Aplicação de avaliações padronizadas (por exemplo, Gallup CliftonStrengths, VIA Strenghts, DISC, Career Achors, Alpha Assessment, etc.), identificação de desafios e pontos de referência para o sucesso
2
Semana 9
Projeção da estratégia personalizada. Reunião para finalizar o plano de ação pessoal do cliente.
3
Semanas 10 a 23
Implementação do processo de coaching e suporte. Ocorre uma série de reuniões individuais para implementar o plano de ação do cliente. O coaching pode incluir diferentes técnicas e ferramentas, como dramatização, definição de estratégia, análise de casos de negócios, conversas orientadas por objetivos, coaching pré-apresentação, revisão da agenda de reuniões, conversa just-in-time, etc.
4
Semana 24
Medição e avaliação. O cliente preencherá questionários de avaliação. Será calculado o Retorno sobre a Expectativa (ROE). O coach gerará o relatório final de coaching.
5